Verba de R$ 600 mil da Consulta Popular qualifica atendimento hospitalar em Cruz Alta

Divulgação.

O Hospital São Vicente de Paulo, localizado em Cruz Alta, adquiriu seis novos equipamentos para o tratamento de hemodiálise, um aparelho de radiodiagnóstico fixo digital e duas máquinas do tipo reprocessadora automática de dialisadores com verbas da Consulta Popular, a eleição promovida pelo governo do Estado, onde os gaúchos definem as prioridades de investimentos em diversas áreas. A quantia total para qualificar o atendimento aos pacientes do hospital foi de R$ 600.576,00.

Segundo publicação nas redes sociais da instituição de saúde, “essas máquinas são uma conquista dos pacientes da unidade renal do HSVP, que junto com os funcionários do Hospital e Comunidade do COREDE Alto Jacuí se empenharam em busca de votos”.

A Consulta Popular 2019, com a indicação da verba total disponível, projetos a serem votados, áreas abrangidas e datas do pleito, está sendo elaborada pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica em parceria com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

Histórico

Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da sociedade, que define parte dos investimentos que constarão no Orçamento do Estado.

Anualmente, o governo fixa o valor que será submetido à deliberação da população. A quantia é distribuída entre as regiões de acordo com critérios como quantidade de habitantes e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Texto: Lucas Barroso/SGGE

Publicado em: