Secretaria de Governança percorrerá o RS para analisar financiamento de projetos

De fevereiro a abril, a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE) percorrerá o Estado com o objetivo de contribuir para análise de financiamento de projetos em diversas cidades gaúchas.

A ação tem base em uma linha de crédito disponibilizada pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) a projetos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional. A medida é uma parceria do governo com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) para estimular o desenvolvimento dos municípios. Os Coredes são um mecanismo estadual de promoção de políticas públicas que geram crescimento econômico e social às regiões gaúchas.

O secretário da SGGE, Claudio Gastal, e sua equipe técnica participarão de eventos nas regiões que compõem os Coredes. O primeiro deles acontecerá em Camaquã, região do Corede Centro Sul, no dia 18 de fevereiro. A segunda reunião será em Pelotas, área do Corede Sul. Os encontros definirão ações financiáveis e a metodologia de execução. No ano passado, foram realizados 16 eventos com esse enfoque. Em 2019, serão mais 12 reuniões.

Em um levantamento parcial feito pelo BRDE, levando em conta os 1.996 projetos de municípios, instituições e entidades que o banco teve acesso, 20% deles já estariam aptos a receberem subsídios. Além do apoio do BRDE, a SGGE também avalia outras possibilidades de outros financiamentos, como verbas do governo federal e bancos nacionais e estrangeiros de fomento.

Outras informações, como a atualização da agenda, nos sites governanca.rs.gov.br e www.consultapopular.rs.gov.br.

18/02 – 9h30 – Camaquã – Local: ACIC (Rua Julio de Castilhos 1.140)
19/02 – 9h30 – Pelotas – Local: Associação Comercial (Rua Sete de Setembro, 2740
26/02 – 9h30 – Taquara  – Local: Centro Eventos Faccat
14/03 – 9h30 – Santiago – Local: URI Santiago