Mais de R$1 milhão é pago à projetos da Consulta Popular

Mais de R$1 milhão oriundos de recursos da Consulta Popular 2017/2018 realizada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão foi pago à sete regiões do Rio Grande do Sul. O recurso pago nesta quarta-feira (20), garante a marca histórica de superação da média de execução, cumprindo o compromisso deste governo em liquidar 100% do orçamento votado pela população.

Os projetos estão previstos no plano de desenvolvimento regional, elaborado com o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), que aponta as prioridades de cada região. Com a metodologia implantada em 2017, o processo da Consulta Popular busca sanar as desigualdades regionais.

Neste ano, a Consulta Popular, que ocorre entre terça (26) e quinta-feira (28), tem um aumento de mais de 30% do valor do ano anterior, sendo estimado em R$ 80 milhões. Mais informações em www.consultapopular.rs.gov.br

No processo da Consulta Popular 2017/2018, o governo destinou R$ 60 milhões do orçamento anual, R$ 10 milhões a mais que no ano anterior. Em 2016, pela primeira vez, a Consulta Popular repassou 100% dos recursos previstos para execução dos projetos regionais aprovados.

Mesmo em um cenário de crise financeira, cerca de R$ 50 milhões do orçamento estadual foram investidos nas prioridades escolhidas no pleito 2015-2016, com foco nas desigualdades regionais e nas melhorias nos municípios.

Municípios beneficiados:

Dom Pedrito, Bagé, Eugênio de Castro, Rolador, Salvador das Missões, Sao Paulo das Missões, Tenente Portela, Derrubadas, Humaitá, Chuvisca, Campestre da Serra, Pinhal, Augusto Pestana, Catuípe, Coronel Barros, Novo Tiradentes, Vista Alegre.

Texto: Evelize Fabrício/Ascom SPGG
Edição: Léa Aragón/ Secom