GOVERNO DESTINARÁ R$ 80 MILHÕES PARA CONSULTA POPULAR 2018

Na quarta (14), Sartori confirmou liberação da verba em reunião com secretário Búrigo, que coordena o processo de votação
Na quarta (14), Sartori confirmou liberação da verba em reunião com secretário Búrigo, que coordena o processo de votação – Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

O governo do Estado definiu a liberação de R$ 80 milhões para os projetos da Consulta Popular 2018. Esse valor representa 33% a mais do que no ano passado (60 milhões) e será distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) do Estado, de acordo com critérios técnicos, como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Coordenada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a votação que define as prioridades de cada região acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de junho pela internet. Em 2017, foram mais de 705 mil eleitores. Após escolhidos os projetos pela população, eles são inclusos no orçamento do Estado para 2019.

O governo já pagou todos os projetos da Consulta Popular executados nos anos de 2016 e 2017. Os referentes a este ano serão quitados até julho. “Em 23 anos do processo, este governo é o único que não vai gerar passivos para as próximas gestões. Isso demonstra que há um planejamento e um acompanhamento das demandas, porém, acima de tudo, evidencia que há um comprometimento com as pessoas”, afirmou Carlos Búrigo, secretário de Planejamento, Governança e Gestão.

Confira a distribuição dos recursos por Corede:

Tabela de distribuição de recursos conforme a região dos Coredes
Tabela de distribuição de recursos conforme a região dos Coredes – Foto: Divulgação/ SPGG

Texto: Lucas Barroso/SPGG
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

COMENTÁRIOS

Publicado em: