Estado financiou R$ 9,3 milhões para projetos de agricultura familiar

via www.jornalbomdia.com.br

O governo do Estado financiou R$ 9,3 milhões para 810 projetos da agricultura familiar no primeiro semestre por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). Os recursos foram injetados em pequenas propriedades rurais gaúchas. “O Feaper é uma ferramenta importante para levar políticas públicas ao agricultor familiar, que deve se conscientizar da importância de se organizar e trabalhar unido com outros produtores para buscar o que precisam e conseguirem melhor qualidade de vida”, diz o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto.

Divulgação

Os 810 projetos financiados pelo Feaper no primeiro semestre deste ano envolvem uma série de atividades, com recursos para melhoria da rede elétrica do interior da propriedade ou geração de energia por meio de fontes alternativas, compra de sementes, mudas frutíferas, máquinas e equipamentos, construção e readequação da agroindústria, aquisição de veículos de carga, acesso à Internet e à telefonia, implantação de Sistema de irrigação, aquisição de gerador de eletricidade, construção de microaçudes e açudes, compra de reprodutores, aquisição de ordenhadeira e aquecedor de água.

Crédito sob medida

Os valores são flexíveis conforme a necessidade dos agricultores. O Feaper opera financiamentos subdisiados em até 80%, com recursos do Tesouro do Estado destinados à Consulta Popular e do BNDES Pro Redes. Na lista de projetos aprovados este ano, há desde um jovem de 24 anos do município de São Nicolau que conseguiu R$ 2,5 mil para melhorar o acesso à internet e à telefonia na sua propriedade até um homem de 70 anos, morador de Gentil, que conseguiu a liberação de R$ 9,7 mil para melhorar a rede elétrica do interior da propriedade ou geração de energia por meio de fontes alternativas.