Consulta Popular alcança a maior votação totalmente eletrônica

via www.rs.gov.br
Consulta Popular 2017-2018
Homologação final dos resultados da Consulta Popular será divulgada em assembleia do Fórum dos Coredes, na quarta – Foto: Daniela Barcellos/Palacio Piratini Download HD (1,84 MB)

 

A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão divulgou na manhã desta segunda-feira (7) o resultado da Consulta Popular 2017-2018, com um aumento de mais de 74% no número de eleitores participantes. Com um total de 705, 835mil eleitores que escolheram prioridades de investimentos regionais durante a Consulta. Desde que a votação se tornou totalmente eletrônica, com três opções votação: online, aplicativo para smartphones e SMS, esse foi o maior número de participação popular, garantindo mais agilidade e uma votação mais segura.

A Consulta Popular 2017-2018, que ocorreu entre terça (1º) e quinta-feira (3), registrou 507.767 votações pela internet, a maior participação digital já alcançada. Por SMS, foram 1.608 pessoas. Os votos por aplicativo somaram 196.460 eleitores.

No ano passado, quando já não havia mais votação em papel, 405.541 pessoas escolheram as prioridades de investimentos, incluindo internet, SMS e aplicativo. Em 2015, quando ainda não era usado o SMS, foram 565.972 votos. Em 2014, foram registrados 1.313.170, mas ainda não existiam as opções de votação por SMS nem aplicativo – só em papel ou pela internet.

O processo eleitoral começou no mês de maio quando, em assembleias organizadas em mais de 220 cidades, foram definidos entre 6 a 10 programas para constarem na cédula de cada uma das 28 regiões do estado. O eleitor escolhe um desses programas e entre três a cinco dos mais votados são eleitos por região.

“Cumprimento a organização e a participação da sociedade, e referencio este crescente no número de votação devido ao pagamento integral que fizemos dos projetos no Governo Sartori, como também a parceria dos Coredes a agilidade e interação em tempo real devido ao sistema eletrônico”, afirmou o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo.

A homologação final dos resultados da Consulta Popular será divulgada em assembleia do Fórum dos Coredes, na quarta-feira (9). 

Poder de decisão

Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da sociedade, que define parte dos investimentos que constarão no Orçamento do Estado. Anualmente, o governo fixa o valor – de R$ 60 milhões em 2017 – que será submetido à deliberação da população. A quantia é distribuída entre as regiões de acordo com critérios como a quantidade de habitantes e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Total de votos

Site da Consulta Popular – 507.767

Aplicativos – 196.460

SMS – 1.608

Veja aqui o resultado final da sua região e aqui o ranking de classificação dos Coredes.

Texto: Mariana Raimondi/ Ascom SPGG
Edição: Léa Aragón/ Secom

 

 

 

 

 

Publicado em: